terça-feira, janeiro 01, 2013

12/10/88


Em 12 de outubro de 1988, Bruce cantou pela primeira vez no Brasil. O show aconteceu no Parque Antartica, estádio do Palmeiras, em São Paulo, e fez parte da turnê Human Right Now, promovida pela Anistia Internacional para comemorar aos 40 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Além de Bruce, a turnê ainda trazia Peter Gabriel, Sting, Tracy Chapman e Youssou N'Dour. Em cada país, um músico local participava do show.


No Brasil, o escolhido foi o cantor Milton Nascimento. Na ocasião, Bruce interrompeu a turnê do disco Tunnel Of Love para participar desta importante e histórica turnê. A turnê teve 20 concertos e aconteceu entre 2 de setembro e 15 de outubro. O objetivo foi divulgar o trabalho da Anistia Internacional nos seis continentes. Isso levou Bruce para 15 países, muitos onde ele nunca havia se apresentado, como Brasil, Argentina, Índia e Costa do Marfim.

Atualmente, o vídeo com apresentações de Bruce, Sting, Tracy Chapman, Peter Gabriel e Youssou N'dour nesta turnê pode ser encontrado na caixa com 6 DVDs chamada Released: The Human Rights Concerts 1986-1998.

Abaixo você encontra parte deste DVD com trechos desta apresentação na Argentina, em 15 de outubro de 1988, último show da turnê, que começou em 2 de setembro, em Londres.

Em 12 de outubro de 1998, um novo concerto, desta vez em Paris, na França, aconteceu para comemorar os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na ocasião, participaram no show Tracy Chapman, Alanis Morissette, Radiohead, Peter Gabriel, Youssou N'dour, Jimmy Page & Robert Plant, Asian Dub Foundation, Kassav e Shania Twain.

O DVD do show foi lançado com o nome de The Paris Concert for Amnesty International: Struggle Continues... Neste DVD, Bruce canta "No Surrender", "Born in the USA" e "Working on the Highway", todas em versões acústicas e sozinho no palco.



Aqui vai uma nota pessoal. O ingresso que abre essa matéria está comigo desde aquele dia. Lembro da fila que enfrentei para comprá-lo e da alegria que tive ao entrar no estádio para assistir ao meu primeiro show do Bruce. Foram quase 10 horas de concerto, na fila do gargarejo, e uma emoção indescritível ao ouvir os primeiros acordes de "Born In The USA".

O que parecia impossível - ver Bruce ao vivo em um país longínquo como o Brasil - estava acontecendo e eu, com 15 anos, estava fazendo parte de um momento histórico na carreira do Bruce e da história do rock. Acima, à direita, está o anúncio publicado no jornal divulgando o show na capital paulista.
Ingresso do show realizado no Parque Antártica, em São Paulo, em outubro de 1988


No vídeo abaixo, Bruce canta na íntegra as músicas "Born In The U.S.A.", "I'm On Fire", "The River" (com Sting), "Raise Your Hand" e "Chimes Of Freedom", em Buenos Aires, na Argentina, no dia 15 de outubro. Bruce volta a cantar ao lado de Sting na música "Every Breath You Take". O vídeo ainda traz partes das apresentações de Tracy Chapman, Youssou N 'Dour, Peter Gabriel e Sting.

O segundo vídeo mostra os bastidores da turnê Human Rights Tour e o terceiro vídeo traz uma reportagem sobre a passagem da turnê na Índia . O quarto vídeo mostra na íntegra o show de Bruce em Toronto, no Canadá, no dia 15 de setembro.

Os vídeos seguintes mostram imagens dos shows que fazem parte da caixa com 6 DVDs chamda Released: The Human Rights Concerts 1986-1998, que traz quatro shows na íntegra de diferentes turnês patrocinadas pela Anistia Internacional. Por fim, veja trechos de shows do U2 e do The Police em turnês da Anistia.

Veja aqui um pequeno documentário realizado pelo produtora que trabalhou no show brasileiro da Anistia, com imagens de bastidores e cenas dos shows.

















Abaixo você encontra o repertório do show de Bruce no Brasil.

SETLIST

Born in the U.S.A.
The Promised Land
Cover Me
I'm on Fire
The River
Cadillac Ranch
War
My Hometown
Dancing in the Dark
Glory Days
Born to Run
Twist and Shout
Chimes of Freedom
Get Up, Stand Up

Veja abaixo as datas e os locais dos 20 shows da turnê:


2 Setembro: Londres - Inglaterra - Wembley Stadium
4 Setembro: Paris - França - Palais Omnisports de Paris-Bercy
5 Setembro: Paris - França - Palais Omnisports de Paris-Bercy
6 Setembro: Budapeste - Hungria - Népstadion
8 Setembro: Turin - Iália - Stadio Comunale
10 Setembro: Barcelona - Espanha - Camp Nou
13 Setembro: San José - Costa Rica - Estadio Nacional
15 Setembro: Toronto - Canada - Maple Leaf Gardens
17 Setembro: Montreal - Canada - Olympic Stadium
19 Setembro: Philadelphia - EUA -JFK Stadium
21 Setembro: Los Angeles - EUA - Los Angeles Memorial Coliseum
23 Setembro: Oakland - EUA - Oakland Coliseum
27 Setembro: Tóquio- Japão - Tokyo Dome
30 Setembro: Nova Delhi - Índia - Jawaharlal Nehru Stadium
3 Outubro: Atenas - Grécia - Olympic Stadium
7 Outubro: Harare - Zimbabwe - National Sports Stadium
9 Outubro: Abidjan - Costa do Marfim - Stade Houphouët-Boigny
12 Outubro: São Paulo - Brasil - Parque Antártica
14 Outubro: Mendoza - Argentina
15 Outubro: Buenos Aires - Argentina


Ouça abaixo, na íntegra, o áudio do show gravado em Buenos Aires, na Argentina, em 15 de outubro de 1988, na estádio do River Plate.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu fui!!!!

Vanderlei disse...

Eu estive lá em 1988